Qualifica Plus | 1.º Reembolso aprovado e pago

Investimentos praticamente concluídos

As empresas que apresentaram despesas no primeiro semestre de 2018 obtiveram o respetivo reembolso recentemente.

O 1.º Pedido a Título de Reembolso (PTR), submetido a 02 de agosto de 2018, obteve o parecer técnico favorável em finais de fevereiro deste ano, tendo a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) tido acesso ao relatório no mês passado. Neste não se verificaram rejeições siginificativas de investimentos, apenas a suspensão de algumas despesas individualizáveis (empresas aderentes) que ainda estão a ser analisadas pela entidade que superintende estes projetos (IAPMEI), tendo já sido transferida a respetiva tranche para as empresas que concorreram a este PTR.

Em 11 de janeiro, a AECOA submeteu um 2.º pedido de reembolso, cuja análise está em curso, aguardando-se o feedback IAPMEI a qualquer momento.

Importa reter que, no início de 2019, os investimentos das empresas aderentes estavam praticamente concluídos, à exceção de uma, que apresentava um atraso significativo relativamente ao conjunto, situação já ultrapassada neste momento.

O prazo de execução e finalização do ‘Qualifica Plus’ (‘QP’) estende-se a setembro de 2019, altura em que a entidade promotora terá de apresentar a avaliação final do impacto do projeto, em seminário próprio de disseminação de resultados.

O ‘QP’ foi aprovado na modalidade de projetos conjuntos – Qualificação das PME, no âmbito do POCI / FEDER, tendo como objetivo temático reforçar a competitividade destas empresas, através da concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços.

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