Seminário de Divulgação e Imersão do projeto conjunto

‘Qualifica Plus’ apoia 25 empresas

 

Apoiar 25 Pequenas e Médias Empresas em investimentos na área da Qualificação e Inovação é o objetivo do Projeto Conjunto ‘Qualifica Plus’, cuja entidade promotora é a AECOA. Este programa, que contempla 50% de incentivo não reembolsável, foi apresentado no dia 29 de maio, no Seminário de Divulgação e Imersão do projeto.

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) tem aprovado o Projeto Conjunto – Qualificação das PME (POCI-0853-FEDER-026595), cuja prioridade de investimento é a concessão de apoio à criação e ao alargamento das capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços. O ‘Qualifica Plus’ tem como objetivo global conceder apoios financeiros não reembolsáveis a projetos que visem reforçar as competências de gestão e de organização de 25 PME do Norte e Centro do País, no âmbito do acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia (‘Portugal 2020’).

Com 50% de incentivo não reembolsável, as áreas de investimento ilegíveis são a ‘Inovação Organizacional e Gestão’, a ‘Economia Digital e TIC’s’, a ‘Criação de Marcas e Design’ e a ‘Qualidade’. Podem aderir empresas ligadas, direta ou indiretamente, à exportação. Encontrar-se legalmente constituída, dispor de contabilidade organizada e situação regularizada perante a Segurança Social e Autoridade Tributária, bem como situação líquida positiva e possuir certificado PME são algumas das condições necessárias, conforme explicou o diretor executivo da AECOA, António Pinto Moreira, a quem coube a apresentação do programa.

Para Manuel Tavares, vice-presidente da direção da AECOA, “o crescimento da economia portuguesa depende bastante da capacidade de acrescentar valor, de inovar e de incorporar mais conteúdo tecnológico nos nossos produtos e melhorar as nossas capacidades ao nível do marketing”.

Neste ano de 2018, “novos projetos estão a ser lançados e outros estudados e desenvolvidos sempre no intuito de alargar a nossa área de intervenção e sermos um parceiro efetivo das empresas, ao serviço da economia da região e do País”. É neste contexto que surge o ‘Qualifica Plus’, como resultado “de uma vontade da AECOA em prosseguir a sua missão, através da congregação de sinergias positivas capazes de criar Valor para as empresas da sua área de abrangência territorial natural, especificamente, e para as regiões Norte e Centro de forma abrangente”.

Presidente da Câmara Municipal reconhece trabalho da AECOA

O encerramento do seminário foi da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, após a conferência “Bio(ética) e Robotização: O futuro do trabalho!”, cujo preletor foi Carlos da Costa Gomes, pós-doutorado em Bioética, investigador e docente na Universidade Católica Portuguesa.

Para o chefe máximo do nosso Município, encontros como este são de grande relevância para catapultar o tecido empresarial do nosso concelho e da nossa região, pelo que agradeceu o trabalho que a AECOA tem desenvolvido nesse sentido.

Joaquim Jorge Ferreira alertou para as mudanças e desafios que a sociedade enfrenta, em particular as empresas que se confrontam diariamente com reptos inovadores, cujas respostas passam pela aposta na Educação e na Formação dos recursos humanos, e pela capacidade empreendedora e inovadora dos nossos agentes económicos. Nesse sentido, importa “sermos contribuintes ativos para responder a estes desafios”, sublinhou, frisando que a Câmara “quer ser um parceiro” neste processo. Um processo que passa por “facilitar o trabalho dos nossos empresários”, aliás exatamente o que reconhece ser feito pela AECOA, entidade a que agradeceu por tal e à qual manifestou a sua disponibilidade em apoiar neste percurso.

0 Comentários

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS da AECOA.

Autorizo a AECOA a utilizar os meus dados pessoais fornecidos neste formulário. Os dados recolhidos são processados informaticamente e servem para fins ligados à execução das ações da AECOA, bem como para atividades de informação e divulgação ligadas com essas ações. Esta base de dados é propriedade da AECOA que garante o acesso aos seus dados e consequente retificação, bem como a confidencialidade dos mesmos, que só poderão ser partilhados com outras entidades, quando a partilha desses dados tenha de ser levada a cabo para cumprir uma obrigação legal, proteger interesses vitais dos Utilizadores ou qualquer outra finalidade legítima prevista na lei, nomeadamente a partilha com as entidades gestoras de Fundos.

AECOA

Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis

 

Escola Superior Aveiro Norte
Estrada do Cercal nº 449, Gab. 1/2
3720-509 Santiago de Riba - Ul

Tlf: 256 668 823/4
Fax: 256 668 825
Email: geral@aecoa.pt