Sessão de encerramento | Metas foram cumpridas

“Este não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida”

O projeto ‘QUALIFICA PLUS’ chegou ao seu termo. Conforme assumiu o diretor executivo, António Pinto Moreira, “este não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida”. Até porque agora há que apresentar as contas finais às entidades competentes. Uma coisa é certa: a AECOA está satisfeita com os resultados obtidos.

O seminário de encerramento do projeto conjunto ‘Qualifica Plus’ (QP) reuniu, no Hotel Rural Vale do Rio, a 26 de fevereiro 2020, cerca de meia centena de participantes, entre entidades oficiais e autárquicas, membros dos órgãos diretivos da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), empresários, entre outros. A oportunidade para constatarem os resultados deste projeto financiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), apresentados em VÍDEO e pelo diretor executivo desta Associação, António Pinto Moreira.

A qualificação e a inovação organizacional e de marketing de 25 Pequenas e Médias Empresas do Norte e Centro do país envolveram um investimento total de 430.500 euros, dos quais quase 238 mil (não reembolsáveis) vieram do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A média de despesa por empresa situou-se nos 15 mil euros, com 26 investimentos em inovação organizacional e gestão (ERP/CRM, sistemas de qualidade, equipamentos informáticos e TIC’s) e 18 apostas no marketing (websites, catálogos digitais, vídeos, registo de marcas e design).

De acordo com as contas prévias da AECOA, que serão apresentadas à Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), o ‘QP’ apresenta uma excelente taxa de realização. Esta situa-se, ao nível das despesas das empresas, nos 98,5%, tendo a Associação Empresarial executado todas as atividades previstas em sede de candidatura, com uma taxa de execução de 100%.

Os resultados apresentados revelam esforço por parte da entidade promotora (AECOA), nas palavras de Miguel Marques, responsável do COMPETE 2020, que, com o seu colega Nuno Silva, estiveram presentes na sessão. Este técnico superior da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização fez notar que o processo não termina aqui. Há um grande caminho a percorrer e uma série de procedimentos a cumprir, que não se esgotam na data agendada para fecho oficial deste projeto conjunto (28 de fevereiro 2020).

Também Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, felicitou a Associação Empresarial do concelho que lidera pela dinâmica e cooperação desenvolvidas junto do tecido empresarial local e regional. O autarca manifestou, ainda, abertura para apoiar e colaborar com a AECOA neste desiderato.

A seminário fechou com a preleção “A marca na estratégia de desenvolvimento empresarial”, a cargo do consultor Luís Fonseca, logo após a entrega simbólica de Certificados de Adesão às empresas que fizeram parte do ‘Qualifica Plus’.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS da AECOA.

    Autorizo a AECOA a utilizar os meus dados pessoais fornecidos neste formulário. Os dados recolhidos são processados informaticamente e servem para fins ligados à execução das ações da AECOA, bem como para atividades de informação e divulgação ligadas com essas ações. Esta base de dados é propriedade da AECOA que garante o acesso aos seus dados e consequente retificação, bem como a confidencialidade dos mesmos, que só poderão ser partilhados com outras entidades, quando a partilha desses dados tenha de ser levada a cabo para cumprir uma obrigação legal, proteger interesses vitais dos Utilizadores ou qualquer outra finalidade legítima prevista na lei, nomeadamente a partilha com as entidades gestoras de Fundos.

    AECOA

    Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis

     

    Escola Superior Aveiro Norte
    Estrada do Cercal nº 449, Gab. 1/2
    3720-509 Santiago de Riba - Ul

    Tlf: 256 668 823/4
    Fax: 256 668 825
    Email: geral@aecoa.pt